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28 de setembro de 2018 - 8h51
A Bonafont anuncia, de forma inédita no mercado brasileiro, o serviço de compra e venda de galões de água retornáveis por meio de plataforma digital.
A ferramenta, intitulada Bonafont em Casa, atende consumidores da Região Metropolitana de São Paulo, permitindo o contato direto entre clientes e distribuidores para a comercialização de galões de 10 ou 20 litros e em breve outros itens da marca.
Os consumidores poderão baixar o Bonafont em Casa a partir de smartphones com sistema Android (Google) ou iOS (Apple) e prosseguir com a compra em poucos passos. O pagamento será feito via aplicativo, por meio de cartão de crédito ou no ato da entrega com dinheiro ou cartão de débito. Cada consumidor será atendido pelo distribuidor mais próximo à sua localização e a entrega será realizada em até uma hora e meia após o pedido ter sido efetuado, ou por meio de agendamento, se o cliente preferir. Um único pedido pode incluir até três unidades de cada produto.
Para além de praticidade, conveniência e agilidade na compra e entrega de galões de água, o Bonafont em Casa foi pensado também para dar mais transparência ao processo de comercialização, uma vez que o consumidor terá a opção de agendar os pedidos, acompanhar o status e a previsão de entrega e até avaliar a qualidade do serviço dos mais de 85 distribuidores cadastrados só na Grande São Paulo.
“Os distribuidores foram selecionados por meio de um programa de excelência da companhia, criado há quase um ano, que avaliou cerca de 35 critérios para que eles fossem qualificados como aptos a atender via plataforma Bonafont em Casa. O objetivo é garantir excelência no serviço”. É o que explica Rodrigo Matheus, responsável pela área de Marketing de Retornáveis.
Inovação do negócio por meio do Digital
O projeto Bonafont em Casa é assinado pela Pontomobi Linked by Isobar (empresa de mobile marketing da Dentsu Aegis Network — DAN) e é considerado um dos três principais do ano para a divisão de águas da Danone no Brasil.
A expectativa da Bonafont é expandi-lo para todo o seu território de atuação em até dois anos, de modo que, até lá, aproximadamente 20% do volume de vendas da Bonafont seja atribuído a essa nova frente de negócio.
“Na condição de marca líder da categoria e que tem a inovação como um de seus mais importantes atributos, a gente entendeu que atingiu maturidade suficiente para explorar outros modelos de negócio. Trata-se de uma iniciativa inédita nesse mercado, que até então não contava com nada tão estruturado quanto o Bonafont em Casa. A partir de agora, a experiência de compra e venda de galões de água ganha outra dinâmica no mercado brasileiro, por meio do mobile”, afirma Rodrigo Matheus.
Ainda de acordo com Matheus, a Bonafont criou uma estrutura dedicada exclusivamente ao projeto, para acelerar o desenvolvimento. “Nos inspiramos em alguns processos das start-ups de Tecnologia: temos processos de decisão mais curtos e o mindset de ‘always Beta’, que é bastante diferente de toda a dinâmica de inovação da indústria de bens de consumo. Além disso, teremos um P&L focado nesta operação para mostrar eventuais pontos sensíveis e break- even”.
Léo Xavier, CEO da Pontomobi, explica que melhorar a experiência de consumo foi a premissa que guiou a empresa ao criar a ferramenta. “Entendemos que, mais do que um produto, tínhamos um serviço que poderia ser aprimorado por meio da experiência mobile. Esse aprimoramento resultará em mais negócios para a companhia, uma vez que trará novos consumidores para a marca e mais clientes para os distribuidores parceiros”.