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eBit/Nielsen: faturamento na Black Friday deve chegar a R$ 2,43 BI no e-commerce
Expectativa é de crescimento de 15% com relação a 2017 e mais de 4 milhões de pedidos online
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eBit/Nielsen: faturamento na Black Friday deve chegar a R$ 2,43 BI no e-commerce
BuscarExpectativa é de crescimento de 15% com relação a 2017 e mais de 4 milhões de pedidos online
ProXXIma
1 de outubro de 2018 - 15h35
O comércio eletrônico deve faturar R$2,43 bilhões durante a Black Friday em 2018, alta de 15% na comparação com o ano passado, aponta a estimativa da Ebit|Nielsen. O número de pedidos pode registrar uma expansão de 6,4%, indo de 3,76 milhões para 4 milhões, já o tíquete médio de R$607,5, alta de 8%.
A Black Friday, que neste ano será realizada em 23 de novembro, é a principal data do calendário do e-commerce brasileiro. A pesquisa da empresa aponta que 88,6% dos e-consumidores têm intenção de comprar na ocasião- alta de cerca de oito pontos percentuais com relação à pesquisa de expectativa de consumo realizada no ano passado.
O e-commerce continua como o principal canal de venda durante a data. Em 2017, 52% das pessoas entrevistadas fizeram suas compras em uma loja online e 57% delas pesquisaram os produtos de interesse online antes de concluir a aquisição.
A credibilidade da data é outro ponto que está crescendo ao longo dos anos. Conforme levantamento, o número de pessoas que não pretendem comprar durante a Black Friday – por não confiar que existam descontos de fato, diminuiu de 38% em 2017 para 35%. “O cenário é um reflexo de todo trabalho e repercussão positiva das últimas edições. As lojas também são fortemente impactadas por esse mérito e precisam zelar por sua reputação no mercado. Para 39% dos consumidores, confiança na marca é determinante na escolha, seguido de menor prazo de entrega, citado por 28% das pessoas”, afirma Keine Monteiro, head de inteligência e operações da Nielsen.
Entre o comportamento dos e-consumidores, 46% afirmaram que vão fazer suas aquisições na sexta-feira (23) e outros 22% indicaram que preferem comprar entre os dias 24 e 30 de novembro. No apontamento, há também os 13% que preferem garimpar promoções pré-Black Friday entre os dias 16 e 22 do mês.
Apesar da proximidade com o Natal, a data não representa perigo para as vendas de dezembro, já que continua sendo, majoritariamente, usada para compras de uso próprio para 69% das pessoas. Apenas 26% e 20% das pessoas disseram que pretendem comprar algo para a família e dar de presente, respectivamente.
As dez categorias mais desejadas pelo e-consumidor na Black Friday são:
1) Eletrônicos
2) Eletrodomésticos
3) Smartphones
4) Informática
5) Moda e acessórios
6) Cosméticos e perfumaria
7) Casa e decoração
8) Livros
9) Brinquedos e games
10) Esporte e Lazer
METODOLOGIA
A Ebit|Nielsen apurou 3013 amostras entre os dias 25 de julho e 14 de agosto de 2018. O questionário foi estruturado por meio da pesquisa online do painel Ebit e teve como universo os consumidores que pretendem comprar online nos próximos seis meses.
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielsen.com/br
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