Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

“Eu vi um unicórnio. Três, na verdade”

Buscar
TECH MISSION BRASIL
Publicidade

Notícias

“Eu vi um unicórnio. Três, na verdade”

Visitar empresas que estão mudando o mundo, em plena capital do planeta, é algo para transformar para sempre o mindset e abrir a cabeça de um jeito que não tem mais volta


14 de agosto de 2017 - 15h14

Segundo artigo da cobertura do TechMission NYC 2017. Amanhã o último.

Por Fhabyo Matesick (*)

“Vai ser pauleira, mas vai ser muito bom demais para você e para o Moments.surf”, me disse André Monteiro, CEO da Brazil Innovattors, alguns dias antes de embarcarmos para NY. Algo me dizia que ele estaria certo, mas não imaginava que tratava-se de um tiro tão certeiro, daqueles no meio da testa. A quarta-feira, 09, foi o terceiro dia da TechMission NYC 2017. O saldo, por enquanto, são 16 reuniões, ou algo como 20 horas de conhecimento, descobertas, business e, principalmente, muito aprendizado. Tenso, intenso e disruptivo. Visitar empresas que estão mudando o mundo, em plena capital do planeta, é algo para transformar para sempre o mindset e abrir a cabeça de um jeito que não tem mais volta.

Como o leitor deve ter percebido, estou gostando disso aqui e acredito que qualquer um que estivesse no meu lugar também iria estar amarrradão. As visitas por aqui se dividiram, até agora, entre startups, aceleradoras, venture capitals e algumas das empresas mais admiradas do mundo. Começamos em alto estilo, visitando a Friends of Ebay (http://friends.ebaynyc.com/), aceleradora da empresa homônima, localizada em um escritório cinematográfico, no coração da Sexta Avenida. É ali que eles dão fermento, durante quatro a seis meses, para empresas que criam soluções para problemas que o Ebay enfrenta ou vai enfrentar em sua trajetória.

Friends of Ebay

 

Ainda na segunda-feira, tivemos a oportunidade de visitar o SAP NextGenLab (https://www.sap.com/corporate/en/company/innovation/next-gen-innovation-platform.html), espaço de inovação da Software Titan, localizada a beira do rio Hudson, no alto do 55º andar. Lançado em abril de 2017, o espaço serve como show room para as soluções em inteligência artificial, machine learning e computação cognitiva da SAP e de seus parceiros, colocando em prática o conceito “Innovation with Purpose”.

 

SAP NextGenLab

 

Impossível descrever aqui cada visita, pois precisaria de alguns gigabytes de espaço e algumas horas da paciência do leitor, então vou focar no que realmente tem me chamado a atenção. E nada foi mais intenso até agora do que visitar os tão falados Unicorns, as startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.

 

Não foi uma, mas três dessas Unicorns visitadas até agora. Talvez você não tenha ouvido falar de nenhuma delas, mas elas existem, são gigantes, inovadoras, estão instaladas em escritórios fenomenais, impactam milhões de pessoas e, é claro, fazem muito, mas muito dinheiro. Appnexus (https://www.appnexus.com/en), Yext (http://www.yext.com/) and Kaltura (https://corp.kaltura.com/) são empresas completamente revolucionárias e ver de perto como trabalham, evoluem e criam suas próprias culturas é uma inspiração e tanto para quem está, novamente, criando uma companhia do zero, como  esse que vos escreve.

 

Um dos pontos altos de todas as visitas foi ser recebido por Ron Yekutiel (https://www.linkedin.com/in/ronyekutiel/), CEO da Kaltura, um americano de origem judaica que sabe falar “sacanagens” em português, por conta de uma antiga namorada brasileira. Ron não economizou nas informações, nos recebeu de braços abertos, apresentou detalhadamente sua empresa e respondeu todas as nossas perguntas, misturando humor e franqueza.

Ron Yeketiel, Founder e CEO da Kaltura

 

Por sinal, ser recebido por founders, CEOs e chairmen de companhias bilionárias só mostra como o universo das startups é feito de compartilhamento, suporte e papo reto. É muito comum esses empreendedores, após fazerem exits multimilionários (venderem suas empresas), voltarem ao ecossistemas para investirem em novas startups, fazerem “mentorias” para empreendedores mais jovens e fomentar o desenvolvimento do ecossistema.

 

Entre nossas visitas, nos reunimos ainda com grandes fundos de investimento como Valor Capital, visitamos a Betaworks, studio de criação de produtos e empresas responsável por colocar no Mercado nada mais nada menos do que bit.ly(https://bitly.com/), tumblr(https://www.tumblr.com/) e giphy(https://giphy.com/); e ainda fomos recebidos no NY City Hall, onde conhecemos o NY City Development Corporation, iniciativa responsável por transformar a cidade no Segundo maior ecossistema de startups do mundo, atrás apenas do Sillicon Valley.

 

Ainda temos mais dois dias de TechMission aqui em NY e o sarrafo continua alto. Por enquanto, o que fica é que tem muita gente trabalhado pesado para mudar o mundo e que as oportunidades ainda existem na casa dos milhões, tanto para quem está na capital do planeta, quanto para quem está na Terra Brasilis. O que precisamos é colocar cada vez mais a mão na massa e inovar, criar, tentar e, se não der certo, começar tudo de novo.

 

Em meu último texto sobre essa semana de experiências no TechMission NYC 2017, que deve ser publicado no início da próxima semana, vou listar os insights mais importantes que recebemos nos cinco dias dessa maratona. São dicas para startups que, talvez, poderão ajudar a tornar mais rápido e bem-sucedido o caminho a ser percorrido.

 

(*) Fhabyo Matesick é sócio e diretor de planejamento da agência TIF e criador do Moments.surf

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também